quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vinagre como desinfetante


Vinagre é um produto de fermentação alcoólica. É preparado por fermentação de etanol com a ajuda de uma bactéria conhecida como Acetobacter. Esta bactéria converte o álcool ou o etanol a ácido acético, que é o principal constituinte do vinagre. Embora o vinagre é basicamente ácido acético, ele pode também conter uma pequena quantidade de ácido cítrico, ácido tartárico e outros. Ele pode ser preparado a partir de uma variedade de substâncias, incluindo o arroz, o vinho, frutos e grãos. A concentração de ácido acético em vinagre, varia geralmente entre 4 a 8%. O vinagre é mais comumente usado para molho de salada, carne marinada e amaciar. No entanto, muitos não pode estar ciente do facto de que ele pode ser usado como desinfectante para a limpeza de utensílios domésticos como bem. Então vamos dar uma olhada em como eficaz é o vinagre como um desinfetante.

Vinagre como desinfectante

O uso do vinagre como um desinfetante pode ser rastreada até os tempos dos antigos romanos, onde o vinagre era usado principalmente para desinfetar água potável. A Idade Média testemunhou este desinfetante natural surpreendente a ser usado para prevenir a propagação de várias doenças, incluindo a peste bubônica. Mesmo durante a primeira guerra mundial, o vinagre foi amplamente utilizado para a desinfecção de feridas. O facto de o vinagre tem propriedades antibióticas foi talvez conhecida desde os tempos antigos, e esta é a razão pela qual tem sido utilizado para as idades para fazer picles a fim de preservar itens alimentares durante um tempo longo.

Estudos mais recentes têm também apontou que o vinagre é um dos mais eficazes, ainda desinfetante tudo natural e segura. Ao contrário de muitos desinfetantes comerciais, o vinagre é eco-friendly e não tóxicos e, portanto, seguro para ser usado na desinfecção de utensílios domésticos. Vinagre é encontrado para ter propriedades antimicrobianas. Basicamente, ele pode matar os germes e microorganismos, devido ao seu nível de acidez elevada. Torna-se mais eficaz quando combinado com sal ou peróxido de hidrogênio. Quando utilizado em conjunto com peróxido de hidrogénio ou de sal, o vinagre branco pode matar o molde e inibir o crescimento de bactérias E. coli.

Como usar vinagre como um desinfetante

O vinagre que é mais comumente utilizado para fins de desinfecção é o vinagre branco destilada, como o cheiro acre menos do que os outros tipos de vinagre. Vinagre branco como um desinfetante é geralmente utilizado em conjunto com peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio. Desta forma, o vinagre pode ser usado para desinfectante sua casa inteira, especialmente a cozinha. Ele pode ser usado para limpar e desinfetar as bancadas de cozinha contador e tábuas de corte, que são mais propensos a abrigar de origem alimentar bactérias e germes. Para limpar as tábuas de cortar, você pode usar o vinagre sozinho ou misturá-lo com uma pequena quantidade de sal ou água oxigenada. No entanto, certifique-se de não usar o vinagre em produtos de mármore.

Vinagre diluído também pode ser utilizado para telhas e limpeza do chão. Para a limpeza e desodorização um dreno fedorento, você pode misturá-lo com bicarbonato de sódio. Misture partes quase iguais de bicarbonato de sódio e vinagre branco ou água destilada, e coloque a mistura sobre a fuga. Deixe descansar por alguns minutos, depois que eliminá-la com água quente. Do mesmo modo, o vinagre, juntamente com bicarbonato de sódio pode ser usado para desodorizar o seu descarte de lixo. Além destes, você pode usar vinagre para limpar, desodorizar e desinfetante sua máquina de lavar louça, microondas, geladeira, cafeteira, vidros, torneiras e pia. Como a cozinha, você pode usar vinagre para limpar e verificar a população de germes causadores da doença em seu banheiro. A banheira e até mesmo bacia do banheiro podem ser limpos e desinfectados com vinagre. Saiba mais sobre a limpeza com vinagre.

Geralmente, o vinagre de 5 por cento, que está disponível em quase todas as mercearias, pode ser usado para a limpeza e desinfecção da sua casa e artigos domésticos. A vantagem de usar este tipo de vinagre como desinfetante é que, o cheiro é menos pungente e, portanto, é mais fácil de se livrar do cheiro. Para resumir, o vinagre pode ser denominado como um dos mais prontamente disponíveis, desinfetante natural, eco-friendly e eficaz, que pode ser utilizado no lugar dos desinfetantes artificiais e produtos de limpeza, muitos dos quais contêm produtos químicos tóxicos e áspera.

Um comentário:

  1. Que bom confirmar aqui, o que já intuí faz tempo!
    Uso vinagre em todas as desinfecções e limpezas. Só não uso pra ingerir.
    Obrigada pela informação clara e generosa!

    ResponderExcluir