quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Presidente Liberal O ex-iraniano para concorrer ao cargo novamente


O ex-presidente iraniano Mohammed Khatami, um líder reformista, que abraçou uma política externa baseada no diálogo entre seu país e os Estados Unidos, anunciou que vai concorrer à presidência do Irã novamente nos próximos 12 de Junho de eleições. Atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, um nacionalista conservador e algumas vezes de fogo cuja versão da política externa é baseada principalmente na retórica anti-ocidental, está sob pressão de muitos dentro de seu próprio país, que estão desiludidos e, no meio de uma recessão econômica.

Segundo Khatami, sua decisão de executar é baseada em sua crença de que quem se preocupa com o futuro do Irã não poderia permanecer em silêncio diante da má gestão da liderança atual. Khatami também disse que está "ligado a grandeza do país e direito das pessoas de ter controle sobre seu próprio destino." Durante anteriores Khatami oito anos de mandato, as relações entre o Irã e os EUA melhorou um pouco, mas depois teve um grande sucesso quando o ex-presidente George W. Bush rotulado o Irã como parte do "Eixo do mal" após o 11 de Setembro no World de Nova York Trade Center. Posteriormente, a partir de 2005, a política de Ahmadinejad de contínua anti-EUA sentimento e retórica mais corroído as relações entre os dois países.

De acordo com Saeed Laylaz, analista político em Teerã ", Khatami tem a maior chance de desafiar Ahmadinejad. Ele é a figura mais popular no Irã". Laylaz passou a dizer que "A candidatura de Khatami fará conservadores unidos em torno de Ahmadinejad." Segundo Ahmadinejad, o Irã tornou-se mais isolado, enfrentou inflação generalizada e terrível, foi envolvido em constantes disputas sobre seu programa nuclear e, em geral, está em perigo constante de intervenção das forças exteriores. Tentativas de Ahmadinejad para consolidar sua base política e avançar sua conservadora, agenda anti-ocidental está enfrentando reveses contínuos como as suas políticas não deixam média iranianos pior. Para os americanos, a atmosfera deve aparecer estranhamente familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário